terça-feira, 30 de junho de 2015

Envelhecer com Qualidade

                As pesquisas sobre o crescimento e composição da população brasileira vem apresentando, nos últimos anos, alguns dados que merecem a reflexão de todos nós. Os números mostram que, diferentemente do que ocorria na década de 1970, o contingente populacional brasileiro é, na sua maioria, composto de adultos com idade cada vez mais avançada, graças aos mecanismos instituídos que melhoraram a qualidade de vida geral e à preocupação particular de um grupo considerável, que mudou rotinas e investiu fortemente no bem estar das pessoas.
                Apesar desse quadro, ainda é grande o número de seres que pouco se preocupa com a saúde, alguns são fumantes inveterados ou utilizam regularmente algum tipo de droga ilícita ou não, outros amantes de todos os tipos de bebida, alguns se consideram “machões”  inveterados porque nunca fizeram exames de saúde de rotina e se gabam disso, ainda existem outros segmentos que, apesar das orientações recebidas, são incapazes de praticar atividades físicas, sendo sedentários por natureza, estando expostos a riscos enormes que podem comprometer a vida particular.
                Na verdade, até que o Criador dê Cartão Vermelho e leve o cidadão ou cidadã de volta para sua origem, sempre é tempo de mudar de atitude, assimilar novos hábitos e fazer a diferença, incorporando posturas sadias e incentivando outros seres mais reticentes a adotarem os mesmos procedimentos.
                Caminhar e correr, praticar exercícios físicos, adotar qualquer tipo de esporte são hábitos extremamente saudáveis – nunca esquecer que muito tempo parado exige que se faça exames para avaliar os graus de exercícios possíveis sem comprometer a estrutura particular.
                Muitas cidades criaram, positivamente, academias para exercícios físicos a céu aberto para que ninguém alegue que não tem dinheiro para frequentar, ainda assim, são inúmeros os clubes que atendem pessoas da terceira idade, cobrando mensalidades baixíssimas para que ninguém fique de fora e tenha a possibilidade de melhorar seu desempenho físico.
                A busca pela excelência na qualidade de vida passa por outros caminhos perfeitamente possíveis, não podemos nos esquecer dos bailes de todos os tipos e para todas as idades, os shows, teatro e cinema que podem proporcionar momentos de prazer infinitos. Outras opções são viagens nacionais e internacionais compartilhadas em grupos de mesma faixa etária, em condições perfeitamente adequadas a quem quer ter uma vida diferenciada e ao mesmo tempo renovadora.
                Participar como sócio integrante de clubes de diferentes naturezas, frequentar instituições, igrejas, seitas ou templos que tenham afinidade, assim como trabalhar voluntariamente por uma causa que motive são formas de melhorar a sociabilidade, elevando o astral, proporcionando a convivência com pessoas que podem ter as mesmas concepções de vida ou interesses comuns.
                Nessa trajetória em direção à melhoria qualidade de vida, não podemos esquecer que uma vida saudável passa pela atitude particular e pessoal de cada um. Ninguém vai determinar isso ou aquilo se não tivermos interesse ou vontade de fazer, daí, é tão importante ter a coragem e competência de visitar o médico regularmente, fazer, sem medo, os exames de rotina tão necessários na avaliação do seu bem estar, além de ter discernimento suficiente para encarar as situações adversas, como problemas gerais na família ou mesmo nos casos em que são constatadas doenças insistentes que merecem tratamentos ou acompanhamentos mais invasivos e detalhados.

                Em direção a um envelhecimento tranquilo e seguro, ninguém pode deixar de fazer o que for possível para viver com qualidade, mesmo porque, a vida é uma escolha pessoal e intransferível, apesar de muita gente duvidar disso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário