sexta-feira, 19 de junho de 2015

Amores Virtuais

A internet vem proporcionando através das redes sociais encontros e desencontros que marcam a vida de muitos seres, embora seja preocupante a quantidade de golpes que são produzidos nesses meios colocando em risco a vida de muitas pessoas em todo o mundo.
O golpe mais recente e comum está direcionado para pessoas que não estavam tendo uma vida conjugal adequada e que, após terminar um relacionamento que não vinha dando certo há muito tempo, se jogaram integralmente na procura de uma “alma gêmea”, dispostas a reverterem totalmente suas vidas.
Nesse momento surge como num passe de mágica uma pessoa “maravilhosa” que, antes, teve o cuidado de rastrear as informações da pretendente nas diversas redes sociais disponíveis e passou a corteja-la com palavras delicadas e adequadas ao seu perfil, fato que vai transformá-lo na pessoa mais importante do mundo para quem se sentia a pior das pessoas. Ai é que mora o perigo...
Estes conquistadores são golpistas que vendem a imagem de pessoas de bem e de muitas posses, invariavelmente “empresários bem sucedidos” que estariam buscando encontrar o par ideal para refazer suas vidas. Numa leitura mais apurada, é possível perceber que se trata de um aproveitador de plantão pronto a concretizar o golpe que planejara minuciosamente.
Na abordagem, via internet, demonstram ter um amplo conhecimento geral, mesmo porque tiveram o cuidado de participar de inúmeros grupos de discussão na rede, a ponto de deixarem boquiabertas várias pessoas e, como consequência, prontas a caírem no golpe que foi meticulosamente planejado e que será colocado em execução.
Os registros policiais estão recheados de mulheres que possuem bens e caíram neste tipo de golpe, após receberem em suas casas o “príncipe encantado”, que encontraram na rede social, na verdade, um farsante que, aproveitando-se do momento de fragilidade que a pessoa vivia, instalou-se em sua residência e passou a determinar os rumos da vida dela, de acordo com a sua conveniência e ousadia.
Algumas perderam bens móveis e imóveis porque, do nada, passaram a confiar em pessoas que nunca tinham visto antes e se entregaram perdidamente sem avaliar as consequências do ato. Nesse momento, ficaram cegas, surdas e abobadas, desprezando todas as orientações que foram feitas de forma a evitar os desconfortos decorrentes. Não dá para dizer que fizeram isso por inocência, ao contrário, na pressa de se dar bem, abriram a guarda e ficaram atoladas em dívidas e compromissos que sequer imaginaram ter um dia.
Uma característica marcante nesse tipo de golpe é que, quando passa a viver com a pessoa escolhida, o articulador começa a bater de frente com todas as pessoas amigas da vítima que tentam alerta-la da situação, tática que precisa ser desenvolvida para não permitir que quem está sendo lesada enxergue o que de fato ocorre.
Outra situação limite acontece quando, ao se instalarem nas residências, esses facínoras acabam convivendo com crianças e adolescentes, filhos da vítima, colocando em risco a integridade física deles, proporcionando condições ideais para que ocorram abusos de todas as naturezas.

Além disso, os golpistas são persuasivos e não desistem fácil da execução de ações necessárias para concluírem seus objetivos. Por isso, é importante alertar todas as pessoas para prestarem atenção a esse tipo de golpe e uma vez detectada uma situação parecida, denunciar rapidamente às autoridades competentes, ainda que se corra o risco de perder uma amizade de tantos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário