quinta-feira, 30 de julho de 2015

O Caráter

Todo ser humano carrega em seu interior – DNA - características particulares que vão sendo amoldadas com a passar do tempo, de acordo com suas vivências e, principalmente, em função dos aprendizados que tem a oportunidade de experimentar.
No desenvolvimento da personalidade dos humanos, os traços psicológicos positivos ou negativos tendem a definir indelevelmente a configuração do ser, formando o que é conhecido como caráter.
Transitando pelo Planeta Terra, ainda considerado um plano em estágio de provas e expiações, muitos imaginam ter que conviver com seres que já deveriam estar numa condição mais elevada de evolução, no entanto, observa-se que ainda há muito a apreender para que seja possível confiar integralmente nas atitudes dos semelhantes ao redor.
Neste contexto, a formação do caráter das pessoas, desde a infância, nem sempre é objeto da preocupação de pais ou responsáveis, porque demanda dispender um tempo considerável para verificar se as orientações dadas estão sendo seguidas e se eventualmente estiverem ocorrendo desvios de personalidade, utilizar firmemente a condição de orientador para tentar modificar o cenário, em favor do bem estar da comunidade.
Um ser com comportamentos inadequados ou sem caráter tende a provocar as situações mais constrangedoras possíveis, sem o menor pudor, notadamente pela perda do sentimento de respeito pelas regras de convivência estabelecidas e que servem para balizar as relações nas suas diversas formas.
As sociedades estão literalmente recheadas de indivíduos portadores da falta de caráter. Estão presentes em grande número nas instituições religiosas e filantrópicas achacando os fieis para que abram mão de seus parcos ganhos financeiros em favor de um Deus que defendem de forma intransigente, como se o Criador necessitasse de dinheiro ou bens para movimentar qualquer ação em seu nome.
Outros indivíduos sem caráter lotam as galerias das assembleias que deveriam legislar em favor da população, afinal foram criadas para esse fim e, ao contrário, esses infiéis são rápidos no gatilho quando se trata de aprovar projetos de interesses próprios ou de correligionários, numa verdadeira e abominável ação entre amigos que pouca gente questiona.
Centenas de outros convencem os pobres coitados cidadãos que seus objetivos nas eleições estão amparados, principalmente, em reparar diferenças históricas havidas ao longo do tempo, para nivelar diversos segmentos e restabelecer uma paridade que nunca será possível existir.
O que causa maior estranheza nesse processo é o fato de que os sem caráter se multiplicam em todas as direções em velocidade geométrica, como uma praga daninha que não encontrou resistência e nem antídoto para conter seu ímpeto.
Em razão dessa característica, seres com absoluta falta de caráter reinam absolutos em tantos lugares e posições de mando, realizando e sedimentando conchavos com seus pares, ditando suas regras anacrônicas e extremamente danosas à maioria da população, para desespero daqueles que ainda não se sentem em condições de lutar para reverter esse quadro.

A mudança desse estado de coisas tem que ser radical, não é possível aceitar nada diferente dessa interpretação, mas a população tem que desempenhar seu papel crítico e fazer o que deve ser de direito para acabar com esses inconsequentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário