quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Visão Espiritual da Doação de Órgãos

A constatação de que órgãos de pessoas que desencarnam não são utilizados para serem transplantados em outros pacientes provoca uma discussão e obriga todos os seres humanos a refletirem sobre o tema.

Quantos órgãos em perfeitas condições de utilização deixam de cumprir uma função social importante, ao proporcionar a sobrevida a pessoas que tinham sido desenganadas pela medicina.

A doação se torna possível, segundo os procedimentos médicos mundialmente consagrados, após a perda total e irreversível das funções encefálicas do doador, notadamente do tronco encefálico que, de acordo com os princípios espíritas, provoca a separação da alma do corpo físico.

Nessa condição, o coração ainda bate e terá um relativo tempo para que órgãos do corpo físico que apresentarem condições sejam transplantados em pacientes que necessitem e estejam em fila de espera.

O ato de doar um órgão é um gesto considerado de extrema magnitude e a própria Espiritualidade enfatiza a importância de as pessoas manifestarem em vida esse desejo, revelando seu desprendimento e um gesto de amor ao próximo sem precedentes.

Infelizmente, muitas pessoas não se preocupam muito com isso ou sequer procuram saber dos mecanismos que existem para doarem órgãos vitais que podem salvar outras vidas, às vezes até de familiares ou amigos próximos.

Ao que se saiba, não existiria nenhum empecilho de caráter religioso para efetivar a doação de órgãos, mesmo porque, doar um órgão é um gesto de amor. No entanto, a interpretação dada por alguns segmentos religiosos ou filosóficos tende a inibir a doação de órgãos entre seus seguidores. Seria importante que todos pudessem se informar mais sobre o assunto.

A legislação brasileira considera que todos os cidadãos são potenciais doadores de órgãos e tecidos do corpo. Permite que qualquer familiar até segundo grau de parentesco decida sobre a doação, mesmo que não tenha havido manifestação por escrito do potencial doador em vida.

A Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos – ADOTE – mantêm um site onde é possível fazer virtuais doações: www.adote.org.br facilitando a vida de quem tenha interesse em praticar esse gesto. Acesse e manifeste sua vontade.

E fundamental esclarecer as pessoas que pretendem se candidatar a doadores que a legislação é um indicativo de que todos os procedimentos médicos devem seguir os padrões internacionais. Os órgãos somente serão retirados quando, de fato, as condições gerais forem obedecidas.

Quem, de fato, compreende sua missão de ajudar o Planeta Terra a se desenvolver, pode e deve se aliar a essa nobre causa. Os órgãos que forem retirados serão importantíssimos para permitir que outros seres se recuperem e continuem vivendo.

A Espiritualidade nos mostra que não há necessidade de se preocupar com os órgãos que serão doados, notadamente porque, segundo seus princípios, à volta ao Plano Terreno, dentro do processo contínuo de Reencarnação, se dará em condições apropriadas para que um novo momento seja possível.


A doação de órgãos e tecidos tem um valor incomensurável para a Espiritualidade, porque é, sem dúvida, um gesto de desprendimento e de Amor aos semelhantes. Pense nessa possibilidade e tome a atitude: Doe seus órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário