domingo, 6 de março de 2016

Sofrimento



O sofrimento pode ser considerado um grande enigma na Terra porque mostra uma faceta não dimensionada na mente da maioria das pessoas e pode significar um retrocesso na qualidade de vida de qualquer cidadão ou cidadã.
Em tese, o sofrimento é um processo que afeta o nível consciente ou inconsciente do ser humano, principalmente quando está prestes a perder algo, ou mesmo diante da instalação de algum tipo de distúrbio físico, mental ou espiritual.
Uma das particularidades do sofrimento é a sensação de impotência total diante das dificuldades que se apresentam. Essa constatação leva o cérebro humano a admitir a anomalia e, em muitos casos, tende a somatizar esse distúrbio no corpo físico, proporcionando casos complexos de angústia e depressão, podendo ocasionar a morte física.
Uma multidão de pessoas no mundo passa por situações como essa e não estão devidamente preparadas para inverter o quadro porque se sentem impotentes, incapazes de reagir, o que é lamentável.
Sob o ponto de vista da Espiritualidade, o sofrimento é uma característica que aproxima o ser do caráter de humanidade, porque permite que ele reveja conceitos e preconceitos e, se entender o recado, torne-se alguém mais humilde, mais próximo de seus semelhantes.
Embora sendo uma experiência necessária e útil, a maioria das pessoas prefere pular essa etapa, acreditando que poderia perfeitamente desenvolver outros aprendizados mais significantes, menos invasivos.
Na verdade, todo ser humano necessita passar por uma fase com essas características para aprender a aceitar e valorizar o mundo que o cerca. Ninguém está confortavelmente livre e acima dessa questão, em nenhum momento.
Na corrente contrária à experiência causada pelo sofrimento encontram-se pessoas que se acostumaram a ter todos os tipos de conforto e regalias, sem dar muita importância ou valor aos seres que o cercam.
As dificuldades mais acentuadas dizem respeito a não querer abrir mão de benefícios conquistados, característica que provoca sofrimentos infindos.  
A notícia de uma doença que atinge um ser humano qualquer pode desencadear esse processo, assim como a perda de bens ou pessoas queridas provocam a instalação de desequilíbrios internos significativos.
A revolta e a não aceitação não ajudam a resolver as questões, ao contrário, agravam ainda mais o quadro. Alguns especialistas afirmam que a melhor maneira de combater um mal e procurar conhecer profundamente suas variações e consequências. A partir dai, fica mais fácil encontrar alternativas para supera-lo.
Em tudo isso, nota-se o despreparo de seres humanos e o total desconhecimento de leis importantes que regem o Universo. O que as pessoas precisam entender para aceitar com mais tranquilidade é que tudo que foi colocado à disposição nesta passagem não lhe pertence. São apenas e tão somente instrumentos para facilitar a caminhada. Se pudesse compreender sob essa ótica reduziria radicalmente os problemas vivenciados.
Apesar do eminente desconforto, falar e pensar sobre sofrimento humano é algo que poderia ajudar a melhorar o mundo em que vivemos, notadamente porque estamos sujeitos a ter que encarar suas variações.
Todos os seres humanos deveriam refletir sobre o tema e suas consequências...

Nenhum comentário:

Postar um comentário